-
Arquitetos: Mana arquitetura
- Ano: 2021
-
Fotografias:Carolina Lacaz
-
Fabricantes: Cremme, Dalle Piage, Rawa, Tramontina
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa de Vila deste jovem casal com filhas gêmeas, tem uma história de família. O bisavô do proprietário que morava numa casa na frente, comprou o terreno e fez uma vila de casas dando uma para cada filho que foram passadas por gerações. Hoje em dia ele é o único descendente da família na vila. As casas da vila foram construídas em 1939, todas com a mesma área útil. Nosso projeto foi pensando em manter a história e base da construção original.
A cozinha foi integrada à original sala de almoço que ocupava um grande espaço da casa com apenas uma função. Retirada a parede que dividia estes ambientes, o espaço foi ocupado por uma grande mesa unindo a família para as refeições dentro da própria cozinha. Uma grande janela foi aberta tornando o espaço cheio de luz vindo do quintal ao fundo da casa. O forro de gesso foi retirado deixando a estrutura do telhado a mostra juntamente com a nova viga metálica instalada. As paredes foram descascadas deixando os tijolos da construção original à mostra. A cor entra no piso com dois tons de azul, cor presente em vários momentos na casa.
No quintal foi construída uma edícula de convívio familiar e para receber os amigos nos finais de semana. Uma área de churrasco com bancada de concreto e fundo de painel em ladrilho azul dão a cor ao local, juntamente com o volume do lavabo pintado em terracota. O piso externo antes em cacos de cerâmicas foram trocados por grama com um espaço mais convidativo para as gêmeas brincarem. A casa toda foi pintada em textura branca e os caixilhos em um azul leve dando aconchego para os moradores. O grande desafio foi não perder a estética antiga da casa desta vila que guarda a história tanto do bairro quanto da família em si.